Depois dos impostos, a educação. O líder do PSD já está a preparar o terreno para apresentar as propostas alternativas do partido para o sistema de ensino e a escola pública. Depois de levar esta quarta-feira a debate, no parlamento, a sua proposta fiscal, Luís Montenegro vai dedicar boa parte da próxima semana à educação.

Juntamente com a vice-presidente do PSD Margarida Balseiro Lopes, responsável pela área da educação, Luís Montenegro vai visitar entre os próximos dias 27 e 30 deste mês vários dirigentes escolares, sindicatos e autarcas para fazer um diagnóstico. A educação tem sido desde há mais de um ano um dos principais calcanhares de Aquiles do governo de António Costa, com sucessivas greves e protestos de docentes e não docentes e uma crescente instabilidade nas escolas.

Com o arranque do ano letivo, em que a contestação voltou em força e ainda milhares de alunos sem professor a algumas disciplinas, o PSD vai para o terreno reunir com operadores do sector, num périplo que termina dia 30 com um colóquio com o tema “Encontros sobre o Futuro”.

Na conferência vão participar, entre outros, a docente universitária Susana Peralta, o presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, Pedro Duarte, o coordenador do projeto Lexplore, Alexandre Homem Cristo, o presidente da Fundação José Neves, Carlos Oliveira, e o secretário-geral da FNE, Pedro Barreiros. Luís Montenegro fará a sessão de encerramento.