Já são conhecidos os 17 ministros do governo liderado por Luís Montenegro. Paulo Rangel vai ser o número dois e há dois ministros de Estado.
Paulo Rangel vai ser ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Joaquim Miranda Sarmento foi a escolha para o cargo de ministro de Estado e das Finanças.
António Leitão Amaro e Pedro Duarte são outros dos nomes, próximos de Luís Montenegro, que entraram para o novo executivo. Leitão Amaro vai ser ministro da Presidência e Pedro Duarte ocupa a pasta dos Assuntos Parlamentares.
Uma das surpresas é Fernando Alexandre, professor universitário e vice-presidente do Conselho Económico e Social, que ficará com o ministério da Educação, Ciência e Inovação. Rita Júdice, advogada, foi a escolha para ministra da Justiça.
Manuel Castro Almeida vai ser ministro Adjunto e de Coesão Territorial, Miguel Pinto Luz ficará com a pasta das Infraestruturas e Habitação e a eurodeputada Maria da Graça Carvalho foi a escolha para ministra do Ambiente e Energia.
Como era previsível, Pedro Reis fica com a pasta da Economia e Ana Paula Martins, farmacêutica e ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, será a nova ministra da Saúde. Já José Manuel Fernandes será ministro da Agricultura e Pesca, Rosário Palma Ramalho ficará com a pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Margarida Blasco será ministra da Administração Interna: Margarida Blasco.
A Cultura vai ter um ministério, ao contrário do que aconteceu no último governo do PSD, liderado por Pedro Passos Coelho. A ministra será a historiadora Dalila Rodrigues. E a ex-líder da JSD Margarida Balseiro Lopes fica com o novo ministério da Juventude e Modernização.
CDS fica com ministério da Defesa
O CDS, que concorreu em coligação com os sociais-democratas e voltou a ter representação parlamentar, terá um ministério. Nuno Melo, líder do partido, vai ser ministro da Defesa.
A posse do primeiro-ministro e ministros do XXIV Governo Constitucional está prevista para terça-feira, às 18 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, e a dos secretários de Estado para dois dias depois.
Hugo Soares, secretário-geral do PSD, destacou que este governo “conjuga experiência política com a capacidade de recrutamento na sociedade civil”. É um governo que consegue trazer “combate político e experiência, mas também a capacidade técnica de transformar o país”, disse.
Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros
Paulo Rangel
Ministro do Estado e das Finanças
Joaquim Miranda Sarmento
Ministro da Presidência
Leitão Amaro
Ministro Adjunto e de Coesão Territorial
Manuel Castro Almeida
Ministro dos Assuntos Parlamentares
Pedro Duarte
Ministro da Defesa Nacional
Nuno Melo
Ministra da Justiça
Rita Júdice
Ministro da Administração Interna
Margarida Blasco
Ministro da Educação, Ciência e Inovação
Fernando Alexandre
Ministra da Saúde
Ana Paula Martins
Ministro das Infraestruturas e Habitação
Miguel Pinto Luz
Ministro da Economia
Pedro Reis
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Rosário Palma Ramalho
Ministra do Ambiente e Energia
Maria da Graça Carvalho
Ministra da Juventude e Modernização
Margarida Balseiro Lopes
Ministro da Agricultura e Pesca
José Manuel Fernandes
Ministra da Cultura
Dalila Rodrigues