O preço do cabaz alimentar essencial subiu quase 16 euros em apenas doze meses, de acordo com contas apresentadas pela Deco Proteste. De acordo com as contas apresentadas, agora numa base semanal, produtos como os cereais, polpa de tomate, café e atum foram os que apresentaram uma maior variação face à semana anterior.

Nesta análise datada de 7 de agosto, a Deco Proteste verificou que o valor do cabaz está atualmente nos 227,34 euros, uma subida de 2,14 euros face à semana passada, uma descida de 8,7 euros relativamente ao início do ano e, de forma mais significativa, uma valorização de 15,40 euros em comparação com o mesmo dia do ano passado.

Note-se que desde o início da guerra da Ucrânia, o mesmo cabaz de produtos essenciais, onde constam 63 produtos, custa agora mais 43,71 euros.

O cabaz inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Perú, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.