Paulo Rangel vai ter a responsabilidade na gestão dos Assuntos Europeus no governo de Luís Montenegro, cuja gestão transferiu para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, escreve o Público esta terça-feira. A secretaria de Estado dos Assuntos Europeus reportou diretamente ao primeiro-ministro durante a governação de António Costa.

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros está familiarizado com a pasta, por ter sido eurodeputado pelo PSD desde julho de 2009.

Outra alteração na orgânica do governo passa pela gestão dos fundos europeus, até agora dividida entre os ministérios da Presidência do Conselho de Ministros e da Coesão Territorial.

Com a entrada em funções do novo governo, essa gestão – que inclui o Plano de Recuperação e Resiliência e os quadros financeiros plurianuais Portugal 2020 e Portugal 20230 – passa para Manuel Castro Almeida, que foi secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do primeiro governo de Pedro Passos Coelho, entre 2013 e 2015.

Estas não são as únicas alterações da orgânica do governo que Luís Montenegro vai levar a cabo: o Ministério das Infraestruturas e Habitação recupera a gestão dos Transportes, até aqui na tutela do Ministério do Ambiente. A Habitação volta a ser secretaria de Estado, depois de ter tido um ministério próprio no último governo de António Costa.