O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, disse este domingo, numa primeira reação da AD às sondagens à boca das urnas, que dão a vitória à AD, que o que as projeções mostram é um “sentimento de mudança no país”,
Hugo Soares, que falava no hotel em Lisboa onde a AD acompanha a noite eleitoral, sublinhou que as primeiras sondagens mostram ainda que “este é um dos piores resultados de sempre da esquerda” em Portugal.
O secretário-geral do PSD não quis falar de futuros cenários nem responder a perguntas dos jornalistas, numa noite em que AD e IL podem ter mais mandatos do que a esquerda unida, mas em que o Chega pode também ter triplicado o número de mandatos, e já exige negociações.
Hugo Soares apenas disse que os líderes da AD estão a acompanhar a evolução da noite “com tranquilidade, serenidade e confiança”.
Todas as sondagens à boca das urnas dão a vitória da AD, com o PS em segundo lugar. O secretário-geral adjunto do PS, João Torres, já veio admitir que é um resultado “aquém das expectativas”, e André Ventura, líder do Chega, já veio reclamar uma grande vitória, posicionando-se para exigir negociações com a AD para a formação de governo.
Luís Montenegro só falará no fim da noite, com resultados mais concretos.