Os anúncios de casas para arrendar no Idealista receberam, em média, 34 contactos no primeiro trimestre de 2024 antes de serem retirados. Isto traduz-se numa redução de 33% do número de contactos por anúncio face ao mesmo período do ano passado, quando recebiam, em média, 55 contactos.
De acordo com uma análise de dados realizada pelo Idealista, a cidade onde os anúncios receberam mais contactos no primeiro trimestre foi Leiria, com uma média de 48 contactos. Segue-se Portalegre (45), Santarém (43), Setúbal (41), Faro (40), Évora (36), Braga (35), Bragança (34), Lisboa (33) e Coimbra (30).
Já as cidades que receberam menos contactos, em média, foram Beja (17), Guarda (20), Funchal (23), Ponta Delgada (25) e Porto (25).
“Estes números revelam que a pressão de contactos por anúncio de casas para arrendar continua a ser elevada apesar de ter diminuído no primeiro trimestre do ano. O que não indica que haja menos famílias a procurar casa para arrendar, mas sim que há mais imóveis disponíveis no mercado, como já tínhamos referido anteriormente, indicando que a oferta de imóveis no mercado de arrendamento aumentou 55% em 2023”, afirma Ruben Marques, porta-voz do Idealista, no comunicado divulgado esta segunda-feira.
A procura mantém-se apesar do aumento de 16,2% nas rendas em Portugal no último ano, com os “preços a continuarem elevados e fora do alcance da maioria dos portugueses”, conclui.