Teófilo Santos já assumiu o cargo de eurodeputado, onde substitui José Manuel Fernandes, que integra o Governo de Luís Montenegro como ministro da Agricultura e das Pescas. Vai ocupar o cargo até ao final da legislatura, que termina com as eleições europeias de junho deste ano.
O novo eurodeputado vai assumir funções na Comissão dos Orçamentos, onde vai acompanhar as decisões finais sobre a criação do Mecanismo para as Reformas e o Crescimento nos Balcões Ocidentais. Neste âmbito, participará numa reunião com Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, e Paolo Gentiloni, comissário da Economia.
Além desta comissão, Teófilo Santos vai também participar na Comissão de Agricultura, onde será votado o pacote de simplificação da Política Agrícola Comum. É também membro substituto da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais.
Teófilo Santos assume este desafio com “um grande sentido de responsabilidade e compromisso”, sublinhando estar preparado e com a experiência necessária para assumir o cargo e representar Portugal e o PSD em Bruxelas”, onde o esperam semanas de muito trabalho nas comissões parlamentares que integra. Em todas estas as comissões, o eurodeputado irá acompanhar vários pacotes legislativos que só serão finalizados na próxima sessão plenária, entre 22 e 25 de abril, em Estrasburgo.