A mais recente sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã (acesso pago) e CMTV mostra que a Aliança Democrática continua a crescer e a aumentar a distância para o PS, ao mesmo tempo que o Chega começa a perder força.

Segundo o barómetro desta quinta-feira, a AD segue na frente com 29,3% dos votos, seguida do PS, com 23,3%. Trata-se de um crescimento de cinco pontos percentuais (p.p.) da coligação face a fevereiro, ao passo que os socialistas sobem apenas 0,9 p.p. Com estes novos números, a diferença entre AD e PS é agora de 6 p.p., contra os 1,9 p.p. do mês passado.

Em sentido descendente na sondagem hoje publicada surge o Chega, que passa de 16,% para 15,6% das intenções de voto, e a CDU, que desce de 2,7% para 2,1%, ficando em último lugar.

Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, Livre e PAN registam subidas no barómetro de março. Os liberais passam de 6,6% para 7,8%, surgindo como quarta força política, à frente do Bloco de Esquerda, que, com uma subida de um ponto percentual, passa de 5,4% para 5,5%. O Livre cresce de 2,7% para 4,3%, ultrapassando CDU e PAN, que aumenta de 3,2% para 3,7%.

Além da descolagem da AD em relação ao PS, pode ver-se na sondagem deste mês uma subida significativa das intenções de voto à direita: 52,7% em março (eram 47,4% em fevereiro) contra 35,2% da esquerda (eram 33,2% no mês passado).