O Conselho Regional do PSD Madeira deverá aprovar esta tarde o nome que irá suceder a Miguel Albuquerque à frente do governo regional, no final da reunião marcada para hoje. Segundo o Público, está prevista uma declaração à comunicação social às 19h00.

Recorde-se que Miguel Albuquerque foi constituído arguido no seguimento de buscas realizadas na Madeira, nomeadamente ao governo regional e à Câmara Municipal do Funchal, demitindo-se da liderança do executivo insular, por exigência do PAN, que impôs a sua saída como condição necessária para manter o acordo de incidência parlamentar que suporta o governo.

O representante da República na Madeira, Ireneu Barreto, aceitou a demissão, mas sublinhou que a mesma não tinha efeito imediato, dando hipótese de aprovação do orçamento regional, marcada para o início deste mês. Face a este desenvolvimento, o CDS Madeira exigiu a exoneração imediata de Miguel Albuquerque e a tomada de posse de um novo governo, o que esvazia a discussão do orçamento e das moções de censura que PS e Chega vão apresentar.

Assim, o PSD Madeira vai apresentar um novo governo antes da discussão e votação do orçamento regional, que estão marcadas para os dias 6 e 9 de fevereiro.

Alberto João Jardim e Sérgio Marques defenderam, esta segunda-feira, a realização de eleições antecipadas, pedindo a Marcelo Rebelo de Sousa tempo para que o PSD Madeira se organizasse e preparasse para esse cenário, à semelhança do que foi feito, em novembro, no continente.