Israel abriu um corredor humanitário na Faixa de Gaza, a ligar o norte ao sul do território, para que os civis no norte da Faixa de Gaza possam fugir para o sul do território.
Durante a abertura do corredor, o exército israelita partilhou imagens que mostram os habitantes de Gaza a fugirem para o sul do território, através da estrada de Salah a-Din.
IDF aerial footage shows Palestinians evacuating from northern Gaza to its south, as the military opens a humanitarian corridor on Salah a-Din road for a number of hours. pic.twitter.com/XTxXGXzsmU
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) November 6, 2023
“Para vossa segurança, aproveitem o tempo para se deslocarem para sul, para lá de Wadi Gaza”, aconselhou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel em língua árabe, o tenente-coronel Avichay Adraee, repetindo os conselhos dos militares para que os civis se desloquem para sul, onde as operações do exército israelita são mais limitadas.
Estima-se que cerca de 800 mil pessoas tenham fugido para o sul de Gaza, apesar de muitas terem insistido em permanecer no norte do território para evitar os problemas humanitários e os ataques aéreos no sul.
O corredor esteve aberto entre as 10h00 e as 14h00 de hoje (hora local, mais duas horas do que em Portugal continental). Esta foi a segunda vez que o exército abriu este corredor, depois de o mesmo ter estado aberto durante algumas horas no domingo, apesar de ter sido atacado no dia anterior pelo Hamas.