Rússia corta fornecimento de gás à Finlândia a partir de sábado

O país nórdico torna-se, assim, o terceiro país europeu a ficar sem gás russo, depois de a Polónia e a Bulgária terem visto o fornecimento cortado.

A Rússia vai cortar o fornecimento de gás à Finlândia a partir de sábado, revelou esta sexta-feira a empresa de energia estatal finlandesa Gasum, através de um comunicado citado pela agência Reuters.

“Na tarde desta sexta-feira, 20 de Maio, a Gazprom Export informou a Gasum de que o abastecimento de gás natural à Finlândia será cortado no sábado, 21 de Maio, a partir das 04h00 (GMT)”, refere a nota.

O país nórdico torna-se, assim, o terceiro país europeu a ficar sem gás russo, depois de a Polónia e a Bulgária terem visto o fornecimento cortado. A Gasum garantiu, contudo, que não haverá cortes na rede de distribuição de gás.

A decisão surge depois de a Finlândia recusar pagar o fornecimento de gás em rublos e ter anunciado formalmente a candidatura de adesão à NATO.

Após as sanções impostas a Moscovo, a empresa russa Gazprom anunciou, no final de Março, que os países europeus teriam de pagar em rublos o gás importado.

A medida não deverá ter grande impacto na Finlândia, uma vez que, apesar de a maioria do gás utilizado naquele país nórdico ser proveniente da Rússia, esta fonte de energia representa apenas 5% do consumo energético anual.