Estatuto Editorial Novo Semanário
NOVO SEMANÁRIO é um jornal semanário de informação geral, com edição online, que pretende acompanhar, através de todos os formatos que tem ao seu dispor, os mais relevantes fenómenos e acontecimentos nacionais e internacionais.
NOVO SEMANÁRIO é independente de todas as formas ou expressões de poder, sejam políticas, económicas ou sociais, e imune a quaisquer tentativas de condicionamento da sua actividade por parte de grupos de pressão ou de tendências, maioritárias ou minoritárias, contrárias ao pluralismo e às liberdades individuais e colectivas.
NOVO SEMANÁRIO não subscreve qualquer programa político-partidário, mas é um jornal com convicções e que não se exime de ter posição em assuntos críticos para o país e para o mundo.
NOVO SEMANÁRIO defende que a democracia é o melhor sistema para a plena realização dos indivíduos, sem restrições desproporcionais aos seus projectos de felicidade, sem imposições de normas não escritas e sem cedências a dogmas ou ditaduras do gosto.
NOVO SEMANÁRIO tem a liberdade como valor mais elevado na procura de uma sociedade que se deseja economicamente próspera, socialmente justa e moralmente adepta do mérito.
NOVO SEMANÁRIO responde apenas perante os leitores (de todas as classes sociais, raças e etnias, orientações sexuais, credos ou ideologias), pois estes são a única razão da sua existência. Entende que uma opinião pública informada é a maior garantia de fiscalização das regras do Estado de Direito democrático e das suas instituições.
NOVO SEMANÁRIO pauta o exercício jornalístico pelo respeito dos direitos de todos os cidadãos, nomeadamente os constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição da República Portuguesa. Sem margem para discriminações de qualquer natureza.
NOVO SEMANÁRIO rege o exercício do jornalismo pelo escrupuloso cumprimento da legislação que regula o sector da comunicação social, bem como do Código Deontológico dos Jornalistas.
NOVO SEMANÁRIO é um firme opositor da censura, do sensacionalismo e do clickbait, assim como do aproveitamento das vulnerabilidades dos seus interlocutores e ainda da exploração das indignidades da vida privada. Encara-os como inaceitáveis.
NOVO SEMANÁRIO subordina o seu trabalho ao rigor e exactidão no relato dos acontecimentos e obedece ao princípio de auscultar as várias partes com interesses atendíveis em cada caso noticiado.
NOVO SEMANÁRIO distingue com clareza os diversos géneros jornalísticos, em particular a notícia da opinião. Essa fronteira terá de ser sempre evidente para os leitores.
NOVO SEMANÁRIO vislumbra na evolução tecnológica uma miríade de possibilidades para prestar um melhor serviço aos seus leitores.
NOVO SEMANÁRIO será o primeiro fiscal da sua própria actuação. Preferirá sempre sacrificar a sua existência aos seus princípios fundadores.