O Web Summit Rio vai receber um total de 31 startups portuguesas. A segunda edição do evento ‘irmão’ da Web Summit vai decorrer no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de abril, e contará com a presença de uma delegação portuguesa de 31 startups apoiada pela Startup Portugal, em colaboração com o município de Lisboa, das quais 12 participam na conferência no âmbito da iniciativa Business Abroad.

Entre Soluções de Software, Metaverso, Inteligência Artificial e Blockchain, o ecossistema que vai representar Portugal numa das maiores conferências tecnológicas da América do Sul caracteriza-se pela sua diversidade. A delegação do Programa Business Abroad da Startup Portugal é composta por:

  • Ambi.careers – Startup que simplifica o processo de recrutamento, ligando os melhores talentos não tecnológicos às principais empresas tecnológicas através da curadoria de um mercado de talentos não tecnológicos.
  • Biometrid – Startup desenvolveu um centro de low-code para verificação de ID, integração de clientes e autenticação a ser utilizado em todas as indústrias.
  • Frontfiles – Maketplace B2B que liga diretamente os compradores de conteúdos aos criadores de conteúdos em todo o mundo.
  • Greenmetrics.ai – Solução que recorre sensores inteligentes e análise avançada de dados para a adaptação às alterações climáticas.
  • InAppStory – Plataforma de engagement do cliente através de “Stories” e gamificação in-app.
  • Infinite Foundry – Plataforma de metaverso industrial que combina gémeo digital 3D e sensores virtuais para rastrear e otimizar operações em tempo-real.
  • Interpretica – Solução de análise de programas que compreende a arquitetura do software e a cadeia de fornecimento do cliente e encontra problemas que podem transformar-se em vulnerabilidades.
  • Marvin AI – Plataforma de Inteligência Artificial para gerar apresentações e relatórios automaticamente com base na IA generativa e “large language models”.
  • Naoris Protocol – Startup que, através de Blockchain e swarm AI, transforma dispositivos vulneráveis em pontos de defesa confiáveis.
  • Skyline Digital – Uma solução de balcão único que preenche a lacuna entre as finanças tradicionais e a DeFi.
  • Surf Eye – Startup que disponibiliza uma rede de câmaras alimentada por IA que regista automaticamente todas as ondas nos melhores locais de surf e piscinas de ondas de todo o mundo.
  • uBits Capital – Plataforma avançada para tokenização de ativos, com foco em investimentos em criptografia e soluções DeFi em mercados internacionais.

Estas 12 startups já levantaram investimento de venture capital e business angels de, no total, mais de 13 milhões de euros e empregam mais de 260 trabalhadores.

O programa Business Abroad, da Startup Portugal, que, desde o seu início, já levou mais de 270 startups portuguesas a eventos tecnológicos internacionais e aos mercados de destino mais relevantes. As restantes empresas participam ao abrigo da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa/ Unicorn Factory Lisboa ou estão registadas de forma independente.

 

Sessão Pré-Conferência: “Doing Business in Brazil”

No primeiro dia da conferência, 15 de abril, a delegação portuguesa vai reunir-se com os stakeholders locais, num evento organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em colaboração com a Startup Portugal, com a Lisboa Unicorn Capital, numa manhã com várias sessões sobre processos legais, fiscais e oportunidades de negócio no país.

O dia contará com intervenções de António Montenegro Fiúza, Presidente da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, de Fernanda Tovar-Moll, Presidente do Instituto D’Or, e do Secretário do Desenvolvimento Económico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro, Francisco Bulhões, Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, Gabriela Soares, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal, Luís Rebelo de Sousa, Administrador Executivo da AICEP, Artur Pereira, VP, Country Manager Portugal & Brasil na Web Summit, Isabel Advirta, responsável pelo departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas, entre outras entidades locais ligadas ao empreendedorismo e à inovação, entre outros.