Ursula von der Leyen apelou hoje a uma União Europeia “unida, pacífica e próspera” no Dia da Europa, quando se assinala um mês antes das eleições europeias de junho.
“No Dia da Europa honramos a visão de Robert Schuman de uma Europa unida, pacífica e próspera. Celebramos as pessoas que construíram a nossa União e aqueles que continuam a construí-la todos os dias”, escreveu Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social X.
On #EuropeDay, we honour Robert Schuman's vision of a united, peaceful, and thriving Europe.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 9, 2024
We celebrate the people who built our Union.
And those who keep building it every day.
This day belongs to all Europeans—the dreamers and the builders.
Together, we are stronger. pic.twitter.com/eWwIbIX1yd
“Este dia pertence a todos os europeus – os sonhadores e os construtores. Juntos, somos mais fortes”, adiantou a líder do executivo comunitário.
Von der Leyen é também candidata do Partido Popular Europeu à Comissão Europeia, visando um segundo mandato à frente da instituição, e na sua página no X enquanto cabeça-de-lista da bancada de centro-direita pede aos europeus que votem, “não deixando que ninguém decida” por si.
Hoje comemora-se o Dia da Europa, mas também se assinala um mês para as eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para de 6 a 9 de junho.
O Dia da Europa é assinalado em mais de 60 cidades europeias, incluindo em Portugal, com várias iniciativas e vários monumentos iluminados com mensagens alusivas à União Europeia e a apelar ao voto nas eleições europeias. A edição deste ano do Dia da Europa realiza-se 45 anos após as primeiras eleições europeias, de 1979.
O Arco do Triunfo em Paris, o Coliseu em Roma e a Grand Place em Bruxelas estão entre os muitos marcos que serão iluminados no âmbito da efeméride, que em Portugal vai incluir mais de 30 monumentos ou edifícios, incluindo a Torre de Belém, o Cristo Rei, o Palácio de São Bento, o Castelo de Bragança, a escultura Anémona em Matosinhos ou os edifícios dos Paços do Concelho de Coimbra e de Tomar.
Nestes locais serão exibidas as cores da bandeira da União Europeia – azul e amarelo – ou o slogan da campanha relativa às europeias: “Use o seu voto. Ou outros decidirão por si.”
O Dia da Europa reporta-se à data, em 1950, em que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman proferiu a Declaração Schuman, na qual propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base fundadora do que é atualmente a União Europeia. A data foi celebrada pela primeira vez em 1986.