Uma forte tempestade de neve cobriu hoje o centro-oeste dos Estados Unidos, com temperaturas geladas que já obrigaram ao cancelamento de algumas iniciativas de campanha para as eleições primárias de Iowa de segunda-feira.
Cerca de 30 milhões de pessoas estão sob alerta de tempestade de neve, principalmente no centro-oeste e na região dos Grandes Lagos, numa situação que ameaça prolongar-se até sábado nos estados de Wisconsin e Michigan.
A tempestade de inverno também atingirá no fim de semana o estado de Iowa, onde na segunda-feira terá início oficialmente o processo de escolha do candidato republicano para as eleições presidenciais de novembro, em que Donald Trump parte como claro favorito.
Durante as próximas horas são esperadas neves intensas, fortes rajadas de vento e temperaturas abaixo de 0 ºC, que dificultarão o trânsito de veículos em vários pontos do estado.
A cidade de Des Moines, capital do Iowa, espera temperaturas entre menos -38 ºC e -32 ºC durante o dia de segunda-feira. Nesse dia, os participantes nas eleições primárias republicanas devem reunir-se em escolas e igrejas para votar e escolher o seu candidato para as eleições presidenciais.
Perante a situação meteorológica, já foram cancelados alguns eventos de campanha de Trump, mas também do governador Ron de Santis e da ex-embaixadora Nikki Halley, com as autoridades a aconselharem que as pessoas que saiam de casa estejam devidamente protegidas contra as baixas temperaturas.
A primeira grande tempestade de inverno do ano nos Estados Unidos atingiu na terça-feira o centro e sudeste do país, com ventos fortes, tornados e neves intensas que causaram pelo menos três mortos e cortes de energia.