Francisco Nogueira, de 29 anos, especializou-se na área da engenharia biomédica e contou ao NOVO que sempre teve vontade de criar impacto na área da saúde, tanto em Portugal como no mundo. Filho de pai médico e mãe enfermeira, a ideia de criar a Sense Glove surgiu-lhe durante uma conversa, depois de a prima Filipa ter sido diagnosticada com cancro da mama em 2019.

“Ela costumava fazer autopalpação. Só que, como não tinha qualquer confiança, quando sentiu o nódulo, a primeira reação foi desvalorizar”, tal como acontece com milhares de mulheres, explica o fundador.

Os primeiros testes com a tecnologia começaram em 2020 e os primeiros protótipos foram colados com fita-cola. “Li muitos papers na altura sobre que tecnologia poderíamos utilizar e fiz muitos testes com diversos sensores. Tem sido sempre um desafio, tanto a nível tecnológico como a nível da recolha de dados”, declara.

Frederico Stock, de 29 anos, já trabalhava como optometrista quando Francisco lhe contou sobre a ideia inovadora, despertando-lhe interesse em ir além da optometria e aplicar ao projeto os seus conhecimentos do mestrado em Gestão, com especialização em Inovação Digital.

Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 27 de janeiro, nas bancas

Editado por João G. Oliveira