O TikTok anunciou esta semana uma série de medidas que procuram assegurar a integridade da plataforma durante as eleições legislativas portuguesas. Entre elas, uma parceria com o Polígrafo para combater a desinformação eleitoral.
Segundo a rede social chinesa, estas medidas surgem para responder a certos comportamentos que podem aumentar durante um período eleitoral, com o propósito de “equilibrar a liberdade de expressão individual e a troca de ideias cívicas, preservando o TikTok como um local que une em vez de dividir ou induzir em erro”.
O TikTok compromete-se em fornecer informação fidedigna como parte da sua estratégia global para combater a desinformação sobre as eleições. Para isso, removeram informações erradas sobre processos cívicos e eleitorais e disponibilizaram um “guia de pesquisa”, “onde aqueles que optam por se envolver em conteúdos eleitorais podem aceder a informações fidedignas e recursos em português”.
A colaboração com o Polígrafo, meio de comunicação social acreditado de verificação de factos, consistirá num reforço para identificar e remover de forma consistente e precisa a desinformação sobre as eleições. Por uma “questão de precaução”, um conteúdo será inelegível para recomendação nos feeds “Para si” enquanto não tiver sido comprovado através da verificação de factos ou quando houver uma impossibilidade de verificação. Aos utilizadores será pedido que reconsiderem antes de partilharem potenciais informações enganosas, assim como serão informados caso estejam a criar conteúdos não verificados.
A promoção política paga, por sua vez, será limitada. Especificamente, retiraram o acesso às funcionalidades de publicidade e de angariação de fundos por parte de políticos e de partidos políticos, de maneira a assegurar um conteúdo “criativo e divertido”. Além disso, referem também regras para lutar contra a desinformação, a violência e o ódio e garantem ainda que têm mais de seis mil pessoas a postos para moderar conteúdos nas línguas da União Europeia.
“Orgulhamo-nos de ser uma plataforma que une as pessoas através de conteúdos criativos e divertidos, e trabalhamos arduamente para manter a desinformação prejudicial, e outras violações das nossas políticas, fora da nossa plataforma”, sublinha o TikTok.
Editado por João G. Oliveira