Tânger Correia vai encabeçar lista do Chega ao Conselho de Estado

Vice-presidente do partido é a aposta de André Ventura para tentar contrariar a expectável divisão dos cinco representantes da Assembleia da República entre PS e PSD.

O embaixador Tânger Correia é o primeiro nome de uma lista que será apresentada pelo Chega para a eleição dos cinco representantes da Assembleia da República no Conselho de Estado.

Ao que o NOVO apurou, os restantes quatro elementos da lista proposta pelo grupo parlamentar do Chega ainda estão a ser definidos, mas o nome do vice-presidente do partido fundado por André Ventura está garantido, sendo o único com mínimas hipóteses de vir a ser eleito para o órgão consultivo do Presidente da República.

Apesar da iniciativa do Chega, que tem o único grupo parlamentar além do PS e do PSD que supera o mínimo de dez deputados previsto no Regimento da Assembleia da República para a apresentação de candidaturas a titulares de cargos exteriores, será provável que acabem por ser eleitos os cinco nomes apontados pelos dois maiores partidos.

Até agora os representantes da Assembleia da República são o presidente socialista Carlos César, o fundador do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, o histórico comunista Domingos Abrantes e os sociais-democratas Rui Rio e Francisco Pinto Balsemão.

Com a maioria absoluta e o afastamento entre o PS e os antigos parceiros de “geringonça”, nesta legislatura deverá haver três socialistas e dois sociais-democratas a representar a Assembleia da República no Conselho de Estado.