O suspeito do esfaqueamento de uma menina de 11 anos na segunda-feira em Leicester Square, no centro de Londres, compareceu hoje em tribunal e foi acusado de tentativa de homicídio.

Ioan Pintaru – um cidadão romeno de 32 anos, sem morada fixa no Reino Unido – compareceu numa breve audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster após o ataque à jovem turista que visitava a capital britânica com a mãe.

Segundo o procurador David Burns, este homem “abordou a menina, agarrou-a pelo pescoço e esfaqueou-a oito vezes por todo o corpo”, provocando-lhe ferimentos na cara, ombros, pulsos e garganta.

O procurador disse ainda que um homem veio defender a criança no momento do incidente e que o suspeito foi detido no chão quando a polícia chegou.

Ioan Pintaru foi mantido detido após esta audiência e irá comparecer a julgamento no dia 10 de setembro.

Duas semanas depois do esfaqueamento de três raparigas em Southport, que desencadeou tumultos anti-migrantes e islamofóbicos, a polícia foi chamada a intervir, na segunda-feira, devido a um ataque nesta zona do centro de Londres frequentada por muitos turistas.

Gravemente ferida, a menina ainda continua hospitalizada hoje e terá de ser submetida a uma cirurgia estética, acrescentou o procurador, que acrescentou que ela não corre perigo de vida.

A polícia elogiou a coragem dos funcionários do comércio local da região que intervieram para proteger a criança e deter o agressor.

O Reino Unido, onde o porte de armas de fogo é muito limitado, registou um aumento da violência com facas (ataques a pessoas, roubos, etc.), que envolve frequentemente jovens.