A Sioslife lança hoje uma rede social destinada aos mais idosos para permitir que façam novas amizades e comuniquem entre si através de chamadas, vídeochamadas e partilha de conteúdos. A plataforma pode ser utilizada através dos tablets e computadores existentes nas mais de 600 instituições em Portugal, Espanha e Brasil em que a startup tem presença.

“Esta é uma rede social especial, dedicada exclusivamente às pessoas mais velhas e que tem um objetivo muito claro: combater o isolamento social, um dos principais problemas associados ao envelhecimento”, explica Jorge Oliveira, fundador e presidente executivo da Sioslife, em comunicado enviado às redações. “Esta é uma rede social completamente diferente daquilo que conhecemos, destaca-se essencialmente pela interface de utilização super-simples. Com apenas dois ou três toques no ecrã, é possível encontrar amigos na comunidade e estabelecer uma relação de amizade; com apenas mais um toque inicia-se uma vídeochamada e o dia destas pessoas muda por completo…”

Com mais de 16 mil utilizadores, esta nova rede social – que tem o mesmo nome da empresa que a criou – é inteiramente dedicada à promoção da inclusão social das pessoas mais velhas em instituições de cuidado e surge da experiência dos mais de 10 anos de trabalho da Sioslife.

A plataforma funciona com um software criada por uma empresa também portuguesa – a ageTech, com sede em Braga –, permitindo o acesso das pessoas mais velhas a funcionalidades de socialização, entretenimento e navegação online de forma totalmente segura e adaptada a pessoas com pouca literacia digital.