Estão a chegar os dias decisivos quanto à atribuição do título nacional 2023/2024.
Sporting e Benfica defrontam-se este sábado, em Alvalade, com os leões a disporem de um ponto de vantagem e ainda de menos um jogo efetuado (em Famalicão por falta de policiamento).
Depois do empate na última terça-feira, duas ideias ficaram vincadas: o Sporting soube gerir a vantagem que trazia do encontro da 1.ª mão (2-1) e controlar os acontecimentos da partida da Luz, estando duas vezes na frente até ao 2-2 final. A segunda ideia é de que o Benfica mostrou-se a um nível acima do seu opositor, uma novidade dos últimos tempos, e isso mesmo foi realçado por Rúben Amorim no final do jogo.
Olhando para os plantéis dos eternos rivais, e agora que estamos a chegar às horas decisivas, constatamos, tendo como base o portal Transfermarkt, percebemos que Benfica e Sporting, precisamente por esta ordem, são os clubes com o leque de intérpretes mais valorizado do futebol nacional.
Tudo somado, os jogadores do Benfica perfazem um valor de mercado de 360,75 milhões de euros ao passo que os do Sporting somam 329,3 milhões de euros. Na prática estamos a falar de uma diferença, grosso modo, de 30 milhões de euros.
Ainda assim, o jogador mais valioso do futebol português é o leão Viktor Gyökeres (55M), logo seguido de António Silva (45) e João Neves (45). Estes três jogadores encontraram-se em campo na última terça-feira e vão voltar a medir forças este sábado.
Gyökeres pode dizer-se que tem feito uma época extraordinária, traduzida no seu crescente valor de mercado. Quando chegou em julho passado ao Sporting o seu passe estava avaliado em 13 milhões de euros, agora quadriplicou esse dígito. João Neves e Diomande tiveram uma valorização muito idêntica. No início da época tinham um valor de mercado de 10M, agora o médio do Benfica atingiu os 45M e o marfinense do Sporting está pouco atrás, nos 40M.
O NOVO foi repescar os onzes que iniciaram o jogo da última terça-feira e percebeu que a diferença, a favor do Benfica, se mantém.
Os 11 escalados por Roger Schmidt atingiam os 224,5 milhões de euros ao passo que as opções iniciais de Rúben Amorim perfaziam 212,5M.
Uma curiosidade sobre o jogador menos valorizado de uma e outra equipa: Otamendi (1,5M) e Franco Israel (2,5M). E, se tudo correr com normalidade, argentino e uruguaio serão titulares este sábado.
Para memória futura, deixamos aqui os 10 jogadores com maior valor de mercado das duas equipas nesta quarta-feira, 4 de abril:
Viktor Gyökeres (Sporting) – 55M
António Silva (Benfica) – 45M
João Neves (Benfica) – 45M
Gonçalo Inácio (Sporting) – 40M
Ousmane Diomande (Sporting) – 40M
Pedro Gonçalves (Sporting) – 30M
Orkun Kokçü (Benfica) – 30M
Morten Hjulmand (Sporting) – 30M
David Neres (Benfica) – 25M
Marcus Edwards (Sporting) – 25M