A quatro dias da segunda volta das eleições legislativas em França, as sondagens continuam a mostrar o favoritismo da União Nacional à vitória, este domingo. Apesar de continuar à frente da Nova Frente Popular e do Juntos, o partido de Marine Le Pen não deverá alcançar a maioria absoluta na Assembleia Nacional.

De acordo com os dados da sondagem da RTL, a União Nacional deverá conseguir entre 190 a 220 deputados, número bastante abaixo dos 289 lugares necessários para chegar à maioria absoluta.

Logo atrás da União Nacional surge a Nova Frente Popular, coligação de vários partidos de esquerda e extrema-esquerda, que poderá obter entre 159 e 183 assentos na Assembleia Nacional. Segue-se o Juntos, partido da maioria presidencial, com 110 a 135 deputados. Finalmente, os Republicanos, com um resultado expectável de entre 30 a 50 eleitos.

Segundo a imprensa francesa, Emmanuel Macron terá confidenciado a alguns membros do seu governo que dará posse a Jordan Bardella, candidato a primeiro-ministro do partido de extrema-direita francês, se conseguir 260 ou mais deputados.

Recorde-se que a União Nacional venceu a primeira volta das eleições legislativas em França, com 33,2% dos votos, e já conseguiu eleger 39 deputados. Seguiu-se a Nova Frente Popular, com 28,27% e 31 deputados, o Juntos, com 21,73% e  dois deputados para cada partido.