O ex-primeiro-ministro José Sócrates respondeu esta terça-feira a Pedro Passos Coelho, afirmando: “Vamos ver quem fez má figura, se foi o primeiro-ministro, o Ministério Público ou a oposição.”

Sócrates respondia desta forma ao que disse ser um “ataque político” feito por Pedro Passos Coelho nesta manhã antes de ir testemunhar no caso BES quando disse que António Costa tinha saído do governo por “indecente e má figura”. À chegada ao Campus de Justiça, onde está a decorrer o julgamento de Manuel Pinho, acusado de favorecimento ao BES, em que Durão Barroso, Passos Coelho e José Sócrates vão ser ouvidos como testemunhas, o ex-chefe do executivo socialista foi questionado pelos jornalistas sobre as palavras de Passos Coelho.

“Poupem-me no ataque político disfarçado de reflexão política. Estamos para ver quem fez má figura, se foi o primeiro-ministro, o Ministério Público ou a oposição”, atirou Sócrates, sendo já públicos os sucessivos ataques que o ex-primeiro-ministro tem feito há anos ao Ministério Público, sendo arguido há anos na Operação Marquês.

José Sócrates garantiu que nem Manuel Pinho, que era seu ministro da Economia, nem o seu governo “favoreceram” o BES ou Ricardo Salgado, voltando a fazer criticas à forma como tem sido conduzida a Operação Marquês. “Vim aqui repor a verdade”, disse.