Sérgio Conceição deixa de ser treinador do FC Porto no final deste mês, depois de ter rescindido unilateralmente o contrato – renovado a 25 de abril, dois dias antes das eleições — que o ligava aos azuis e brancos até 2028. Foi a pedido de Conceição que foi incluída, no novo contrato, “a cláusula que hoje permite sair do FC Porto, sem qualquer encargo para o clube”, conforme explicou depois de conhecida a sua saída.

O treinador justificou a saída do FC Porto com “uma quebra de valores e traição de outros”, referindo-se à intenção do clube azul e branco de contratar Vítor Bruno, seu adjunto, como técnico principal. Sérgio Conceição considera-se traído pelo seu adjunto, por ter mantido negociações com o clube para suceder-lhe, já depois de terem renovado contrato e de este lhe ter dito que estava a pensar em prosseguir a sua carreira no estrangeiro como treinador principal.

Sérgio Conceição sai do FC Porto com os “vencimentos e prémios referentes ao contrato ainda em vigor”, que termina a 30 de junho, conforme explicou o clube no comunicado enviado à CMVM. O próprio treinador acrescenta, no comunicado que partilhou nas redes sociais, que sai do FC Porto “com a mesma dignidade com que [entrou]”. “Não foi por dinheiro que vim para cá e não é com dinheiro que quero sair”, acrescenta.

No entanto, segundo o Jornal de Notícias e o Correio da Manhã (acesso pago), Sérgio Conceição terá pedido 14 milhões de euros ao FC Porto caso o clube avançasse para a contratação de algum dos seus treinadores adjuntos para técnico principal, naquilo que seria uma “cláusula anti-Vítor Bruno”, visto este ser um dos nomes preferidos de André Villas-Boas para comandar os azuis e brancos na próxima temporada.

De acordo com o Jornal de Notícias, este valor ir-se-ia reduzindo no segundo, terceiro e quarto anos de contrato. Já o Correio da Manhã avança que, face à recusa do FC Porto de aceitar a pretensão de Sérgio Conceição, o ainda treinador azul e branco contrapôs abdicar de receber qualquer indemnização relativa ao contrato até 2028, o que também foi recusado pelo clube.