O senador norte-americano Joe Manchin pediu hoje a Joe Biden que desista da sua candidatura à reeleição e que se concentre nos meses restantes da sua presidência.

“Cheguei à decisão com o coração pesado de que acho que é hora de passar a tocha para uma nova geração”, disse na CNN o senador da Virgínia Ocidental, antigo democrata e agora independente.

Cerca de três dúzias de congressistas já disseram que Biden deve abandonar a corrida. Quatro senadores democratas – Peter Welch (Vermont), Jon Tester (Montana), Martin Heinrich (Novo México) e Sherrod Brown (Ohio) – defendem que deveria abandonar a sua campanha contra Donald Trump.

O desempenho de Biden, 81 anos, no debate presidencial de final de junho levantou dúvidas sobre a sua capacidade de liderar uma campanha convincente para derrotar Trump.

“Estou preocupado com a saúde e o bem-estar do presidente, estou mesmo”, disse Manchin na ABC, acrescentando: “Eu realmente acredito que o Partido Democrata precisa de um processo aberto” para escolher um candidato para substituir Biden.

Manchin, que se tornou independente em maio, após anos como democrata, não procura a sua reeleição.