As empresas que operam no mercado dos seguros de animais acreditam que o segmento tem muito espaço para crescer e estão a investir em negócios relacionados, incluindo de bem-estar e nutrição, adiantaram à Lusa.
Para a Fidelidade, este segmento “apresenta uma multiplicidade de oportunidades”, que a companhia reforçou com a aquisição da empresa Veterinários sobre Rodas, disse fonte oficial.
“Pretendemos promover sinergias, com maior integração entre os seguros para animais de companhia e as clínicas veterinárias, desenvolvendo uma oferta integrada”, assegurou a seguradora. Para o grupo, o futuro passa ainda pelo alargamento da atividade, “além da proteção da saúde, assegurada pelo seguro” para que “disponibilize outros serviços em áreas como a da adoção, nutrição, well-being [bem-estar]”.
A Generali Tranquilidade aponta, por sua vez, que “nos últimos anos, Portugal tem testemunhado um aumento significativo do número de pessoas que têm cães e gatos como animais de estimação e não existe um sistema público de saúde animal”, algo que, “aliado à preocupação crescente dos tutores com os seus animais” tem aumentado “a necessidade da contratação de seguros que possibilitem reduzir as despesas com cuidados de saúde animal em situações normais ou inesperadas, como acidentes e doenças graves ou prolongadas”.
Para a Mapfre, as análises e os estudos que levou a cabo quando lançou o produto apontam “para uma consciencialização muito maior da sociedade para o bem-estar animal”.
Segundo Carla Quinteiro, diretora técnica e de operações da seguradora, hoje, os animais de companhia são considerados pelos clientes “extensões da sua família, ou como fazendo parte dela”.
A responsável apontou que “este é um mercado em crescimento e com bastante margem para progressão”, mas que “há que ter em conta que atualmente a concorrência é muito maior porque quase todos os ‘players’ do mercado segurador estão presentes neste segmento”, obrigando a um “investimento maior na inovação, no desenvolvimento, na promoção e no posicionamento de novas soluções”.
Já a Ageas está a investir nesta área por “várias razões”, disse Bruno Vaz, responsável pela oferta Não Vida do grupo no mercado nacional.
“Portugal sempre teve uma elevada prevalência de domicílios com animais de estimação, e esse número continua a crescer. Os animais de estimação tornaram-se parte integrante das famílias, uma mudança que foi acentuada pela pandemia”, indicou, salientando que “os tutores estão cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar dos seus animais”. Por isso, a empresa não só está a apostar no seguro de responsabilidade civil, mas também em “todas as vertentes que asseguram a sua saúde e bem-estar”.
Para a Generali Tranquilidade, “a penetração de seguros de saúde para animais de companhia ainda é relativamente baixa em Portugal, o que representa uma oportunidade substancial para as companhias de seguros”.
Bruno Vaz, da Ageas, tem uma opinião semelhante. “Apesar de Portugal ter uma elevada prevalência de domicílios com animais de estimação, a penetração dos seguros para animais domésticos ainda é reduzida”.
“Embora a comercialização de seguros de saúde para animais domésticos tenha começado há vários anos, este mercado ainda está pouco desenvolvido em Portugal. Os seguros para animais domésticos, no país, precisam de amadurecer e de uma maior literacia por parte dos tutores”, referiu, acrescentando que “é necessário atingir uma maior escala para que as seguradoras possam diferenciar e ajustar cada vez mais as suas ofertas às necessidades do mercado”.
A Generali Tranquilidade, por sua vez, referiu que “alguns tutores de animais ainda não estão familiarizados com este tipo de produto e, portanto, não veem a vantagem de adquirir o seguro”, reconhecendo que o desafio das empresas “é comunicar de forma clara as vantagens associadas”.
Por outro lado, segundo fonte oficial, “para as seguradoras o custo do seguro também pode ser um desafio, pois os clientes valorizam coberturas que contemplem os gastos com cuidados de saúde e dão preferência a ir ao veterinário que conhecem, o que torna desafiante criar uma oferta a um preço acessível para o orçamento mensal do cliente deste mercado-alvo”.