O deputado único do Livre e co-porta-voz do partido vai ser cabeça-de-lista por Lisboa nas eleições legislativas de 1o de março. Teresa Mota, que também é porta-voz do Livre, vai encabeçar a lista do partido em Braga. Os nomes foram divulgados esta quarta-feira e são resultado de primárias abertas que terminaram às 23h59 de terça-feira.

De acordo com os resultados divulgados pelo partido, Rui Tavares foi escolhido para encabeçar a lista por Lisboa com 5.334 pontos. Isabel Mendes Lopes, deputada municipal na capital, ocupa o segundo lugar (2.855 pontos). É também candidata à Assembleia da República por Lisboa, ocupando a terceira posição na lista, a dirigente Patrícia Robalo. Tomás Cardoso Pereira, também dirigente e chefe de gabinete no Parlamento, e Patrícia Gonçalves, coordenadora da mesa da assembleia do Livre, ocupam a quarta e a quinta posição, respetivamente.

No Porto é Jorge Pinto quem vai encabeçar a lista e, em Braga, a primeira candidata vai ser Teresa Mota, co-porta-voz do Livre. O cabeça-de-lista por Setúbal é também um dirigente conhecido, Paulo Muacho, e em Santarém será Pedro Mendonça, membro da assembleia e assessor do partido, o primeiro candidato.

Ao todo, concorrem pelo Livre às eleições do dia 1o de março 74 candidatos nos vários círculos dos país. O partido da papoila conseguiu pela primeira vez representação parlamentar em 2019, com a eleição de Joacine Katar Moreira, que passou a deputada não inscrita após divergências que levaram o Livre a retirar-lhe a confiança política. Nas eleições seguintes, o partido voltou a conseguir representar-se na Assembleia da República, elegendo também um único deputado, Rui Tavares, ao alcançar 1,28% dos votos.