Reforço de serviços permitiu mais cerca de 130 mil atendimentos nas lojas e espaços cidadão

Governo decidiu manter o reforço da capacidade de respostas dos serviços até final de Fevereiro.

O alargamento do horário para serviços relacionados com o cartão de cidadão e com o passaporte permitiu realizar mais cerca de 130 mil atendimentos nas lojas e espaços cidadão abrangidos, anunciou, esta quinta-feira, o Governo.

O Ministério da Justiça explica, em comunicado, que no seguimento da operação ‘Casa Aberta’, que decorreu ao longo de oito sábados e permitiu realizar 50 mil atendimentos, o Executivo decidiu manter o reforço da capacidade de respostas dos serviços.

“Assim, até 28 de Fevereiro de 2022, as Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa, estão a funcionar de 2.ª a 6.ª feira das 08h00 às 20h00 e aos sábados das 08h00 às 15h00”, refere a ministério tutelado por Francisca Van Dunem, acrescentando que se mantém o modelo de atendimento espontâneo, de segunda-feira a sábado, na grande maioria dos balcões do Instituto dos Registos e Notariado.

A nota refere ainda que os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos actualizados, “têm a possibilidade de optarem pela renovação automática do CC, com o envio automático da carta PIN com referência MB para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respectiva morada”.