Rede CUF chega aos Açores

Grupo hospitalar adquire o único hospital privado do arquipélago, alargando pela primeira vez a presença para fora do território continental.

A CUF alcançou um acordo para a compra do Hospital Internacional dos Açores (HIA), o único privado do arquipélago, indicou esta sexta-feira a rede de cuidados de saúde, até então com presença apenas no território continental.

A CUF refere, em comunicado, que a entrada nos Açores “coloca ao serviço da população açoriana, a partir desta sexta-feira, a experiência de mais de 77 anos na prestação de cuidados de saúde”. O que por sua vez representa “um passo significativo na expansão e consolidação da sua rede nacional de cuidados de saúde”.

Para o Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz, “a concretização desta aquisição representa uma importante mais-valia para a estratégia de expansão e consolidação da rede CUF”.

Inaugurado em março de 2021, o HIA, a nova unidade hospitalar adquirida pela CUF, localiza-se no município de Lagoa, em São Miguel. Conta com mais de 20 especialidades médicas e cirúrgicas e tem uma capacidade instalada de mais de 90 camas de internamento, incluindo uma Unidade de Cuidados Intensivos, quatro blocos operatório e mais de 50 gabinetes de consulta, exames e tratamentos.

A CUF é composta por 24 hospitais e clínicas em Portugal Continental, a que agora se junta a Região Autónoma dos Açores. O acordo de princípio para a aquisição havia sido anunciado pela rede de cuidados de saúde em Outubro do ano passado.