O Presidente da República vai começar a ouvir os partidos políticos a partir desta terça-feira. As audiências vão realizar-se até dia 20 de março e Marcelo Rebelo de Sousa “indigitará o novo primeiro-ministro” depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portugueses no estrangeiro”.

“Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem realizadas, o Presidente da República ouvirá, a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações que nela estarão representados, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar”, refere uma nota publicada esta segunda-feira no site oficial da presidência da República.

O PAN será o primeiro a ser ouvido no Palácio de Belém, a partir das 17 horas. Segue-se, no dia 13 de março, quarta-feira, o Livre e, no dia 14, quinta-feira, a CDU.

No dia 15 é a vez do Bloco de Esquerda e no dia 16 a Iniciativa Liberal. O Chega, no dia 18, o PS, no dia 19, e a AD, no dia 20 de março são os últimos partidos a ser ouvidos em Belém.

Os resultados dos círculos das comunidades portugueses no estrangeiro deverão ser divulgados no dia 20 de março.