O Plano e Orçamento dos Açores para 2024 foram aprovados por maioria na Assembleia Regional com 31 votos a favor de PSD, CDS, PPM e Chega, 25 abstenções de PS, IL e PAN e um voto contra do BE.
Os dois documentos, que foram votados em separado na Assembleia Regional Legislativa, na cidade da Horta, na ilha do Faial, após quatro dias de discussão, tiveram a mesma votação final global: 23 votos a favor do PSD, cinco do Chega, dois do CDS e um do PPM, um voto contra do BE e 23 abstenções do PS, uma abstenção do deputado da IL e outra do parlamentar do PAN.
Das cinco propostas de alteração apresentadas pelo PS ao Orçamento da região, quatro foram rejeitadas por maioria e uma foi aprovada por unanimidade, que prevê que “não pode resultar uma diminuição da verba afeta à ação ‘Recuperação e requalificação do Hospital do Divino Espírito Santo’” de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, que foi afetado por um incêndio no dia 4 de maio.
Foi também aprovada por unanimidade a proposta de PSD, CDS-PP, PPM e Chega que prevê, relativamente ao hospital de Ponta Delgada, que “o montante a receber, por transferência, do Orçamento do Estado, atinge o valor de 398.883.285,00 euros”.