O FC Porto vai começar a edificar uma academia na Maia a partir do primeiro trimestre do próximo ano, anunciou Pinto da Costa, presidente do clube portista durante a celebração do 130.ª aniversário do clube.
“O grande sonho que tinha da nossa academia vai ser uma realidade. Em parceria com a Câmara Municipal da Maia, conseguimos encontrar uma solução que serve esse grande empreendimento do município, no qual teremos 22 mil metros quadrados de construção em 20 hectares”, disse o dirigente que adiantou ainda que “o projeto já está a ser realizado pelo arquiteto Manuel Salgado”. E deixou uma garantia: “Que ninguém fique preocupado, porque a realização desse sonho não influenciará, de forma alguma, a vida corrente do nosso clube. Já temos garantido o financiamento para tão importante obra.”
A 31 de julho último, a autarquia da Maia aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária, o programa estratégico para o futuro Parque Metropolitano da cidade, que vai dispersar um campus tecnológico, residência sénior e zonas desportivas, entre outras valências, por mais de 376 hectares, dos quais 70 são propriedade daquela edilidade limítrofe do Porto, estando localizadas entre as freguesias de Nogueira e Silva Escura e de São Pedro Fins.
O FC Porto revelou também que o projeto englobará um estádio com capacidade para 2.500 lugares cobertos, com características para acolher jogos da II Liga e os principais duelos dos escalões de formação, parque de estacionamento, zonas de imprensa e balneários. O edifício principal vai ser composto por uma zona técnica desportiva e a denominada Casa do Dragão, espaço residencial reservado a atletas acolhidos pelo FC Porto, onde existirão quase 70 quartos duplos, áreas de estudo e lazer ou uma zona de restauração.