O panorama vitivinícola deste ano vai ficar indelevelmente marcado pelo Pêra-Manca Tinto 2018, um vinho icónico que é uma referência, tanto no mercado nacional, como internacional, pertencendo ao grupo restrito de vinhos que são, desde logo, considerados um acontecimento no setor a cada nova edição. A última edição foi a de 2015.
O lançamento do Pêra-Manca Tinto 2018 será um marco importante na história da Adega Cartuxa e, por si só, terá um impacto relevante nos resultados globais da Fundação Eugénio de Almeida.
Um impacto que se vai repercutir também no Enoturismo Cartuxa, que registou em 2023 um crescimento de 40% e que, habitualmente, sofre um grande acréscimo sempre que é lançada uma nova edição do tinto Pêra -Manca.
2018 foi um ano em que se reuniram condições excecionais que permitem agora à equipa de enologia da Adega Cartuxa, depois de uma cuidada fermentação e de 18 meses de estágio em tonéis de carvalho francês e de quatro anos de estágio em garrafa nas caves do Convento da Cartuxa, anunciar, “com grande orgulho e sentido de responsabilidade”, o Pêra-Manca Tinto 2018.
O Pêra-Manca Tinto 2018, será disponibilizado no último trimestre deste ano.