Pedro Nuno Santos defende que está na altura de Portugal reconhecer “de imediato” o Estado da Palestina, considerando que seria um “sinal político importante” e um contributo para a paz no Médio Oriente.
No arranque de um discurso num comício das europeias em Guimarães, o secretário-geral do PS apontou para uma bandeira palestiniana que estava colocada numa varanda do largo no centro da cidade vimaranense.
“Neste momento difícil para a vida de todos os palestinianos é importante que nós sejamos coerentes. Se nós defendemos a existência de dois estados, nós não nos podemos ficar pelo reconhecimento de apenas um dos dois estados. Nós temos que reconhecer também de imediato o Estado da Palestina”, apelou.
Para o líder do PS, Portugal deve juntar-se a “Espanha e a outros países que já o fizeram e já reconheceram o estado da Palestina”, sendo esta uma ação “contra a duplicidade moral”.
“É altura de Portugal dar esse passo, é um sinal político importante que devemos dar ao mundo, que devemos a Israel, é o contributo que nós podemos dar à paz no Médio Oriente”, defendeu.