Os 26 escolhidos por Fernando Santos para atacar o sonho do Mundial
O seleccionador nacional anunciou os eleitos que vão disputar a competição no Qatar. Entre dúvidas desfeitas e (meias) surpresas na convocatória, destaque para a chamada do central do Benfica António Silva e para a ausência de jogadores do Sporting, algo inédito nas participações de Portugal em fases finais de campeonatos da Europa e do mundo.
A dez dias do arranque do Mundial’2022 que se realiza no Qatar, Fernando Santos anunciou na tarde desta quinta-feira, na Cidade do Futebol, os 26 jogadores que vão defender as cores da Selecção Nacional na competição, dissipando assim as dúvidas e saciando a curiosidade dos portugueses.
Eis a lista dos jogadores que vão representar Portugal no Mundial’2022:
Guarda-redes
Rui Patrício – 105 intern. /0 golos (Roma)
Diogo Costa – 7/0 (FC Porto)
José Sá – 0/0 (Wolverhampton)
Defesas
João Cancelo – 37/7 (Man. City)
Diogo Dalot – 6/2 (Man. United)
Danilo Pereira – 63/2 (Paris SG)
Pepe – 128/7 (FC Porto)
Rúben Dias – 39/2 (Man. City)
António Silva – 0/0 (Benfica)
Nuno Mendes – 16/0 (Paris SG)
Raphael Guerreiro – 56/3 (Dortmund)
Médios
Rúben Neves – 32/0 (Wolverhampton)
João Palhinha – 15/2 (Fulham)
William Carvalho – 75/5 (Bétis)
Vitinha – 4/0 (Paris SG)
Matheus Nunes – 9/1 (Wolverhampton)
Otávio – 7/2 (FC Porto)
Bruno Fernandes – 48/9 (Man. United)
João Mário – 52/2 (Benfica)
Bernardo Silva – 72/8 (Man. City)
Avançados
Rafael Leão – 11/0 (AC Milan)
Cristiano Ronaldo – 191/117 (Man. United)
João Félix – 23/3 (At. Madrid)
André Silva – 51/19 (Leipzig)
Gonçalo Ramos – 0/0 (Benfica)
Ricardo Horta – 5/1 (SC Braga)
A convocatória de Fernando Santos não traz surpresas de maior, mas pode-se no entanto falar em meias surpresas. A começar pela confirmação da chamada de António Silva, algo que se foi tornando gradualmente expectável face à temporada que o jovem central do Benfica tem vindo a realizar. Embora fossem nomes tidos em consideração e tenham sido figuras habituais em convocatórias anteriores, destaque para as ausências de João Moutinho e Gonçalo Guedes.
Como era de esperar, e de resto já tinha sido adiantado por Roger Schmidt, não houve volte-face e Rafa manteve a renúncia à Selecção Nacional.
Com a ausência de João Moutinho da lista de convocados para o Mundial, seguem para o Qatar sete jogadores que se sagraram campeões europeus em 2016: Rui Patrício, Raphael Guerreiro, Pepe, Danilo, William, João Mário e Cristiano Ronaldo.
No que diz respeito a clubes é de salientar o facto da lista de convocados não contemplar jogadores do Sporting, um facto inédito nas participações de Portugal em fases finais de campeonatos da Europa e do mundo, concretizando-se assim um cenário que o NOVO já tinha antecipado numa das suas edições anteriores.
Seis clubes colocam três jogadores na convocatória de Fernando Santos: Benfica, FC Porto, Man. City, Man. United, Wolverhampton e Paris SG.
”Acredito que podemos ser campeões do mundo”
Na conferência de imprensa em que anunciou os 26 jogadores convocados para o Mundial, Fernando Santos atribuiu o favoritismo na prova à actual detentora do título. “É como nos campeonatos nacionais. É quem ganhou a última edição, a França. Depois há um lote de equipas, onde Portugal está incluído”, referiu o seleccionador, assumindo a crença no objectivo da conquista do Mundial.
“Acredito que podemos ser campeões do Mundo e que é isto que esta equipa pode dar”, atirou Fernando Santos.
O treinador da equipa das quinas admitiu que a sobrecarga de jogos a que os jogadores têm sido sujeitos poderá pesar no decurso da competição. “Este espaço de época até agora foi jogado de forma muito intensa. A maior parte das equipas jogaram sempre a meio da semana e ao fim de semana. Campeonatos, taças, competições internacionais… foi quase sempre a jogar de três em três ou quatro em quatro dias, e por isso é que estamos a ver alguns jogadores em dificuldades”, reconheceu Fernando Santos. “Temos de avaliar muito bem a condição dos jogadores. Há uns que não estão em competições europeias, outros que têm muito mais competição. É fundamental encontrar um modelo, forma, acção, dinâmica do jogo que potencie toda a capacidade dos nossos jogadores”.
Sobre o momento de forma menos positivo de Cristiano Ronaldo, Fernando Santos foi esclarecedor. “Todos os jogadores que convoquei vêm com uma fome de vencer e tornar Portugal campeão do mundo, Ronaldo incluído”.
Portugal está integrado no grupo H do Mundial, que vai disputar com as selecções do Gana, da Coreia do Sul e do Uruguai. A estreia no campeonato do mundo vai acontecer no dia 24 deste mês contra o Gana.
[Notícia actualizada às 18h13]