O Orçamento e Plano de Investimentos da Madeira para 2024 foram hoje aprovados com 22 votos a favor do PSD, CDS e PAN, a abstenção de três deputados do Chega e 21 votos contra do PS, JPP e Iniciativa Liberal.
Ausente da sessão plenária do parlamento madeirense esteve Magna Costa, a quarta deputada do Chega, que não participou assim na votação final global dos documentos.
As propostas de Orçamento, no valor de 2,195 mil milhões de euros, e de Plano de Investimentos, orçado em 877,9 milhões, foram as primeiras apresentadas por um governo minoritário do PSD e previamente negociadas com partidos da oposição, no âmbito da elaboração do Programa do executivo para a legislatura 2024-2028.
O parlamento regional é constituído por 19 deputados do PSD, 11 do PS, nove do JPP, quatro do Chega, dois do CDS, uma do PAN e um da Iniciativa Liberal.
O PSD assinou um acordo parlamentar com o CDS, ainda assim insuficiente para conseguir a maioria absoluta, mas que manteve o centrista José Manuel Rodrigues no cargo de presidente da Assembleia Legislativa.