O presidente da Iniciativa Liberal anunciou hoje que o partido vai votar contra a proposta de Orçamento para 2025, na generalidade, alegando ausência de visão reformista e não alinhamento com o programa eleitoral da AD.
Esta posição foi anunciada na Assembleia da República, em conferência de imprensa, argumentando que a Iniciativa Liberal está a ser coerente com as suas posições e que esta decisão “foi pacífica” dentro do partido e “unânime” no grupo parlamentar.
A proposta do Governo de Orçamento de Estado para 2025 vai começar a ser debatida na Assembleia da República, na generalidade, no próximo dia 30, estando o encerramento da discussão e votação previstas para o dia seguinte, 31.
Logo que a proposta de Orçamento foi apresentada pelo ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, no passado dia 10, o presidente da Iniciativa Liberal afastou a possibilidade de aprovação e afirmou que os órgãos do seu partido iriam decidir entre as opções do voto contra ou da abstenção.
O deputado disse então estar perante uma proposta “dececionante” com “a marca do PS”, partido que já anunciou que a irá viabilizar através da abstenção.