A ideia de que os telemóveis ouvem o que dizemos há muito que deixou de ser um mito tecnológico para passar a ser uma realidade. Normalmente, tudo começa numa conversa offline sobre um determinado tema para logo a seguir aparecerem anúncios ou artigos online relacionados com o assunto. Há vários especialistas em segurança tecnológica que confirmam que estas situações não são mera coincidência e que, sim, as grandes empresas estão mesmo a ouvir as nossas conversas para ajustar as suas ofertas ao que procuramos.

Sem ir mais longe, recentemente, a Cox Media, empresa gigante da comunicação, admitiu usar um software que recorre à Inteligência Artificial para aceder ao microfone dos telemóveis e ouvir o que os utilizadores dizem. Parceira da Google e Facebook, a empresa afirma que o faz meramente com fins comerciais.

Ouvir conversas é legal? Sim e explicamos como!

Caso autorize as aplicações para o fazerem, é legal ouvir as suas conversas através do telemóvel. Por exemplo, se utilizar assistentes virtuais como a Alexa ou a Siri, ou mesmo quando utiliza motores de busca com reconhecimento de voz, é possível ouvir-se o que diz, uma vez que o microfone está ligado.

Ao dizer OK Google num Android ou Hey Siri num iPhone está a iniciar esta escuta ativa, que permite que o dispositivo responda aos seus pedidos. Neste sentido, e caso autorize os Termos e Condições de determinadas aplicações, é totalmente legal ser ouvido através do seu smartphone.

Como saber se o seu smartphone está à escuta?

Se não utiliza assistentes virtuais e não controla os seus dispositivos ou aplicações com comandos de voz, é provável que possa ter ativado a escuta do seu smartphone sem querer. Pode acontecer sem que se aperceba, ao instalar uma nova aplicação ou até um jogo de telemóvel. Isto deve-se a ter aceitado os Termos e Condições sem os ler, por exemplo.

Neste sentido, se desconfia que está a ser ouvido através do telemóvel, há uma forma simples de verificar: experimente falar sobre um tema aleatório perto do seu telemóvel, sobre o qual nunca tenha pesquisado anteriormente.  Depois disso, basta confirmar se lhe aparece algum anúncio publicitário relacionado quando navega online. Em caso afirmativo, é provável que tenha mesmo o seu telemóvel à escuta sem saber.

Não quer ser ouvido? Saiba o que fazer!

A primeira coisa a fazer é rever todas as configurações do seu dispositivo e perceber que aplicações instaladas têm acesso ao microfone. Limite sempre ao máximo as permissões solicitadas pelas aplicações, sobretudo naquelas em que o microfone não é, de todo, necessário.

No que toca aos assistentes virtuais ou sistemas de reconhecimento de voz, pense realmente se existe necessidade de que se mantenham ligados 24 horas por dia. Caso não seja necessário, bloqueie sempre o microfone, permitindo o seu acesso apenas quando estiver a ser utilizado.

Relativamente a escutas ilegais, mantenha hábitos de segurança online: não instale aplicações duvidosas, não clique em anúncios estranhos e tenha atenção ao desempenho do seu equipamento. Gastar mais dados ou mais bateria do que o habitual são dois sinais de que algum vírus ou aplicação poderão ter sido instalados sem consentimento. Por outro lado, é ainda fundamental ter um antivírus forte e atualizado, uma vez que este poderá ser um bom aliado para manter o seu telemóvel livre de escutas não autorizadas.

O #NãoSejasPato é um espaço onde procuramos, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, que conta com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust