Também conhecido por BNPL, o Buy Now, Pay Later (Compre Agora, Pague Depois) é um método de pagamento que está a atrair marcas e consumidores. É cada vez mais comum ver-se esta opção em lojas online, juntamente com outros métodos de pagamento. O BPNL foi desenvolvido por fintechs e é cada vez mais popular em todo o mundo. Em Portugal, marca presença através da Klarna ou da Scalapay.

O conceito de comprar agora e pagar depois parece atrativo à primeira vista, mas pode esconder alguns riscos a ter em conta. Antes de optar por esta forma de pagamento online, é importante definir melhor este conceito.

O que é o Buy Now Pay Later?

O BNPL é uma solução de crédito como outra qualquer, com a diferença de que está especialmente pensada para o e-commerce, uma vez que prevê a aprovação de crédito rápido. A diferença relativamente ao cartão de crédito é que, enquanto o cartão de crédito necessita ser aprovado por um banco, o BNPL é uma solução acessível a todos os consumidores, integrada nas lojas online.

Neste sentido, é um tipo de financiamento ligado a plataformas de pagamento digitais, que permite aos compradores comprar um produto ou um serviço de forma parcial e pagar o restante valor nos meses seguintes, de uma só vez ou em prestações. As mesmas, na maioria das vezes, são isentas de juros, algo muito divulgado para levar os consumidores a optarem por este método de pagamento por defeito.

No entanto, e apesar do destaque que tem vindo a ganhar, enquanto consumidor, há que ter em conta alguns pontos antes de usar o BNPL:

  • Endividamento excessivo: O BNPL pode encorajar o endividamento excessivo, pois permite que os consumidores façam compras sem pagar imediatamente. Tal pode levar a uma acumulação de dívidas desnecessárias. É fácil cair na armadilha de gastar mais do que se pode pagar.
  • Taxas e juros ocultos: Embora o BNPL seja frequentemente anunciado como “sem juros” ou “sem taxas”, nem sempre é o caso. Algumas empresas podem cobrar juros ou taxas ocultas se o pagamento não for feito dentro do prazo estipulado. Os consumidores devem estar atentos aos termos e condições e ler as letras miúdas antes de usar o BNPL.
  • Compras impulsivas: A natureza conveniente do BNPL pode levar a comprar impulsivamente. A possibilidade de atrasar o pagamento pode levar a compras desnecessárias, sem medir consequências.
  • Dificuldade em controlar os gastos: Com o BNPL, pode tornar-se mais difícil acompanhar as finanças pessoais. Com múltiplos pagamentos em diferentes datas, é fácil perder o controlo dos gastos e dos prazos de pagamento.

No que diz respeito a soluções de crédito, existem várias opções de crédito na categoria Crédito Pessoal e ao Consumo do Portal da Queixa. Antes de qualquer tomada de decisão, é importante pesquisar antes de utilizar este método e perceber se vale a pena optar pelo mesmo. Como todas as formas de pagamento, tem prós e contras na sua utilização, pelo que vale sempre a pena pesquisar mais informação e opinião ou experiência de outros utilizadores antes de tomar uma decisão.

O #NãoSejasPato é um espaço que procura, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, contando com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust