O fundador da Tesla voltou a ser a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em 227 mil milhões de dólares, segundo o ranking da “Bloomberg”.

No final de 2022, o francês Bernard Arnault (do consórcio de luxo LVMH), liderava esta lista, mas recuou agora para a terceira posição com uma fortuna avaliada em 173 mil milhões de dólares.

A segunda posição é ocupada por Jeff Bezos, fundador da Amazon, com 175 mil milhões de dólares.

Entre os 10 mais ricos do mundo, o sector tecnológico está em peso, com oito presenças: Elon Musk (Tesla), Jeff Bezos (Amazon), Bill Gates (Microsoft), Steve Ballmer (ex-CEO da Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Page (Google), Larry Ellison (Oracle) e Sergey Brin (Google).

As únicas exceções são o já mencionado Bernard Arnault (terceira posição) e o investidor Warren Buffett (na nona posição).

À exceção do francês Bernard Arnault, todos os restantes nove membros do top10 são dos Estados Unidos da América.

Por género, o top10 é composto exclusivamente por homens. A primeira mulher na lista surge na 12ª posição: Françoise Bettencourt Meyers, a herdeira do grupo francês L’Oréal, com uma fortuna de 97 mil milhões de dólares.

As 500 pessoas mais ricas do mundo viram as suas fortunas aumentar em 1,5 biliões de dólares em 2023, recuperando das perdas de 1,4 biliões em 2022.

Este crescimento foi impulsionado com a valorização das cotadas tecnológicas norte-americanas, com os milionários do sector a verem as suas fortunas a dispararem 48%, mais de 650 mil milhões de dólares.