O balanço da guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas desde sábado subiu para mais de 1.200 mortos do lado israelita e 950 em Gaza, segundo dados atualizados esta quarta-feira pelas duas partes.
O número de mortos da ofensiva do movimento de resistência islâmica Hamas contra Israel subiu para 1.200 do lado israelita, informou o porta-voz do exército israelita. Por sua vez, as autoridades de Gaza indicaram hoje que o número de mortos nos bombardeamentos do exército israelita na Faixa de Gaza subiu para 950 mortos e cerca de 5.000 feridos.
O ataque deixou “mais de 2.700 feridos” do lado israelita, acrescentou Jonathan Conricus num vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter).
O balanço anterior dava conta de “mais de mil mortos”, de acordo com as autoridades israelitas.
Do lado palestiniano, pelo menos 30 pessoas morreram e centenas ficaram feridas na sequência de centenas de ataques aéreos israelitas na Faixa de Gaza, na noite de terça-feira, informou um funcionário do governo do Hamas.
Os ataques atingiram dezenas de edifícios residenciais, fábricas, mesquitas e lojas, disse Salama Marouf, chefe do gabinete de imprensa do governo do Hamas.
Entretanto, aviões de guerra israelitas bombardearam uma universidade islâmica na Faixa de Gaza ligada ao movimento palestiniano Hamas, segundo um funcionário do campus.
“Os intensos ataques aéreos destruíram completamente alguns edifícios da Universidade Islâmica”, disse à Agência France Presse Ahmed Orabi, funcionário da universidade.
A mesma fonte indicou que ninguém pode entrar no edifício devido aos incêndios, pedras e escombros espalhados pelas estradas que circundam a universidade.
Israel continua a sua ofensiva aérea massiva contra o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, quatro dias depois do ataque lançado pelo movimento islâmico a partir do enclave palestiniano.
A guerra entre Israel e o Hamas provocou mais de 260 mil deslocados na Faixa de Gaza, o enclave cercado e alvo da retaliação israelita ao ataque de sábado pelo grupo islamita, anunciou a ONU.
As Nações Unidas tinham já registado mais de três deslocados no território “em resultado de anteriores escaladas”, antes de sábado, pelo que o total ascende a mais de 263 mil, segundo a agência francesa AFP.
Além dos deslocados, o atual conflito entre Israel e o Hamas provocou mais de 1.200 mortos do lado israelita e 950 em Gaza, segundo dados atualizados hoje pelas duas partes.
A Faixa de Gaza é um território com 41 quilómetros de comprimento e 10 quilómetros de largura, situado entre Israel, o Egito e o Mar Mediterrâneo.
Controlada pelo Hamas desde 2007, tem cerca de 2,3 milhões de habitantes e é um dos territórios mais densamente povoados do mundo.