Luís Montenegro esteve ao telefone com Volodymyr Zelensky, a quem garantiu hoje o apoio político, económico, humanitário e militar de Portugal à Ucrânia “enquanto for necessário”.
“A Ucrânia pode contar com o nosso apoio político, económico, humanitário e militar enquanto for necessário. Trabalharemos juntos para construir a paz na Europa e no mundo”, pode ler-se numa publicação do novo primeiro-ministro português na rede social X.
Thank you, President @ZelenskyyUa. Ukraine can count on our political, economic, humanitarian and military support for as long as it is needed. We will work together to build peace in Europe and the world. https://t.co/Cgev9unDnm pic.twitter.com/23hYlx8Fjx
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) April 3, 2024
Luís Montenegro respondia a outra publicação no X do chefe de Estado ucraniano, que divulgou uma conversa telefónica com o social-democrata e em que reiterou as felicitações a Luís Montenegro pela sua tomada de posse esta terça-feira como primeiro-ministro, desejando “um trabalho frutífero para a prosperidade de Portugal”.
Sobre o apoio de Portugal à Ucrânia, que combate a invasão russa, Zelensky explicou que os dois governantes discutiram ”a implementação de acordos de defesa anteriores” entre os países.
“Instruímos as equipas a começarem a trabalhar na preparação de um acordo bilateral de segurança no âmbito da Declaração do G7. Também coordenamos futuros contactos conjuntos”, adiantou ainda o presidente ucraniano.
No seu discurso de posse, na terça-feira, Montenegro referiu-se à guerra em curso, na sequência da invasão russa em fevereiro de 2022, afirmando que Portugal continuará “a dar todo o apoio à Ucrânia no quadro da União Europeia e da NATO”.