Ministra anuncia mais 15 mil camas até 2026, quase um ano depois de Costa ter feito a mesma promessa

António Costa já tinha assumido o compromisso, em setembro de 2022, com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, de 15.800 novas camas no Ensino Superior, apontando a um total de 26 mil novas camas em 2026.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, garantiu hoje que, até ao final de 2026, haverá mais 15 mil camas para estudantes, graças ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Estamos neste momento, no âmbito do PRR, a construir mais 15 mil camas, no equivalente a mais, pelo menos, 86 residências novas e esperamos ter esse processo todo concluído até ao final de 2026”, afirmou aos jornalistas, no final de uma visita às obras da futura residência de estudantes de Lamego, no distrito de Viseu.

A governante sublinhou que tal só é possível graças ao financiamento do PRR, que permitiu montar um “plano nacional que vai desde o Minho até ao Algarve, incluindo também as ilhas”.

“Estamos a construir residências em todo o país e, como é este caso aqui, utilizando até edifícios devolutos”, em zonas da cidade com “menos movimento”, acrescentou.

Desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior e financiada pelo PRR em 1,5 milhões de euros (aos quais acrescem 284 mil euros da autarquia), a futura residência de estudantes de Lamego disponibilizará 46 camas para estudantes bolseiros, a partir do ano académico de 2024/2025.

Esta meta de mais 15 mil camas para estudantes do Ensino Superior até 2026 já tinha sido anunciada pelo primeiro-ministro, em setembro do ano passado, quando afirmou ter financiamento garantido do PRR para 15.800 camas. Na ocasião, assumiu o compromisso de chegar àquele ano com 26 mil novas camas para estudantes do Ensino Superior.

Na altura, o governo anunciou que eram 119 projetos de residências de estudantes com verbas garantidas, que abrangiam 51 municípios. Destes, 23 seriam edifícios construídos de raiz, num total de 9.356 novas camas.

António Costa discursava na Academia das Ciências, em Lisboa, no encerramento de uma sessão destinada à assinatura de 119 projetos para residências de estudantes do Ensino Superior e onde estiveram presente Elvira Fortunato e Mariana Vieira da Silva, respetivamente ministras do Ensino Superior e da Presidência do Conselho de Ministros.