O Metropolitano de Lisboa recebeu duas propostas para o fornecimento de carruagens, informa a empresa num comunicado divulgado esta terça-feira. No âmbito do concurso lançado, o Metro de Lisboa tem uma proposta da CRRC Tangshan, na ordem dos 115 milhões de euros, e outra da Stadler Rail, de 134 milhões.

A empresa referiu que o concurso pretende “dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara)”.

O Metro de Lisboa quer adquirir mais 36 carruagens, não só pelo aumento da procura, mas também devido à “necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota”.

O procedimento, cofinanciado por Fundos Europeus e pelo Fundo Ambiental, foi lançado a 30 de novembro de 2023 e tem um prazo de execução do contrato de 54 meses.