Melides: a Hamptons alentejana que vale mais de quatro mil milhões

A Agência de Turismo do Alentejo está satisfeita com proposta de investidores americanos para construir um resort de luxo próximo da Praia da Aberta. Protecção das dunas, fauna e flora será prioridade, assim como o livre acesso às praias.

De Tróia a Melides, o novo luxo do turismo é a exclusividade e até George Clooney está a investir. O actor norte-americano é um dos accionistas do fundo imobiliário Discovery Land Company, que adquiriu o Parque de Campismo da Galé e a Herdade Costa Terra à família Queiroz Pereira, uma das mais influentes no investimento turístico e imobiliário em Portugal. Nessa área, frente à Praia da Aberta, em Melides, vai ser erguido um resort avaliado em cerca de quatro mil milhões de euros.

“Uma espécie de Hamptons, ao estilo da costa de Nova Iorque”, afirma António Lacerda, director-executivo da Agência de Promoção Turística do Turismo do Alentejo, ao NOVO numa reportagem sobre o investimento naquela costa publicada na íntegra na edição imprensa de 3 de Novembro.

O véu do negócio imobiliário que será o CostaTerra Golf and Ocean começa a ser levantado e de uma garantia a Turismo do Alentejo não abre mão: “venha quem vier, o acesso às praias continua a ser livre para todos”. Estão planeadas 360 vilas e cada lote custa 10 milhões de euros, fora o projecto e construção, num empreendimento com a marca de Mike Feldman, mundialmente reconhecido como o guru dos resorts onde famosos e milionários têm refúgios de luxo.

Entre 2016 e 2021, só no concelho de Grândola, mais de 70 milhões de euros foram aplicados em quatro unidades hoteleiras, uma das quais a Sublime Comporta Villas, criada na Herdade da Comporta, com valor superior a 41 milhões de euros.Em cinco anos, no total do litoral alentejano, foram investidos 90 milhões de euros com 57 novos projectos que concentram agora o equivalente a 60% de todo o investimento turístico realizado no Alentejo.