Amarante volta a receber, entre 19 e 21 de julho, o MIMO, festival que contará com uma série de concertos e atividades totalmente gratuitas. As primeiras confirmações são os artistas Marcelo D2 e Fatoumata Diawara.

“É sempre com grande emoção que vemos milhares de pessoas a viverem a arte de forma tão intensa e diversa. O MIMO é positivo, inclusivo e democrático, faz parte de Amarante e dos amarantinos, mas também dos milhares de fãs nacionais e estrangeiros que nos visitam anualmente”, afirma Lu Araújo, diretora e fundadora do festival.

O MIMO é um dos maiores festivais gratuitos de música do Brasil e regressa a Amarante com a oferta de arte e cultura, com entrada livre. A cidade já recebeu o festival entre 2016 e 2019 e a última edição portuguesa, em 2019, reuniu mais de 80 mil pessoas durante o fim de semana. Já passaram pelas edições portuguesas do MIMO artistas como Egberto Gismonti, Herbie Hancock, Tom Zé, Mário Laginha e Pedro Burmester.

Os primeiros nomes divulgados no cartaz de 2024 são de Marcelo D2 e Fatoumata Diawara. O rapper brasileiro inicia em Amarante a digressão europeia do seu mais recente disco, IBORU, que promete ser um “novo samba tradicional”. Já Fatoumata Diawara trará o afrofuturismo à cena musical com o álbum LONDON KO, de 2023, liderando uma expedição eclética e vanguardista pelo afrobeat, jazz, pop, eletrónica e até pelo hip hop.

As atividades paralelas aos concertos vão de palestras, workshops, oficinas e exposições a performances, cinema e visitas guiadas. O evento destaca-se pela oferta gratuita de programas e nasceu há 20 anos em Olinda, no Brasil, contando com 60 edições entre 12 cidades no Brasil e na Europa. No total, já assistiram às apresentações do festival mais de 2 milhões de pessoas.

Editado por João G. Oliveira