Marcelo Rebelo de Sousa assinalou hoje “mil dias de resistência corajosa” da Ucrânia contra a Rússia e declarou que Portugal apoia os ucranianos no caminho para aderir à União Europeia e aspirações de adesão à NATO.

De acordo com o site oficial da Presidência da República, esta mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada por escrito e também em formato vídeo, em inglês, foi hoje enviada a Volodymyr Zelensky.

“Hoje assinalam-se mil dias de corajosa resistência da Ucrânia contra a agressão não provocada e injustificada da Rússia. Portugal continua ao lado da Ucrânia no caminho para a adesão à União Europeia, nas aspirações de adesão à NATO e firme no compromisso de disponibilizar assistência militar e humanitária à Ucrânia”, lê-se no texto divulgado, em português, que corresponde à mensagem gravada em vídeo, em inglês.

A mensagem termina com a saudação ucraniana “Slava Ukraini”, que significa “Glória à Ucrânia”.

Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de dois dias à Ucrânia em agosto do ano passado, a convite do presidente ucraniano, por ocasião do 32.º aniversário da independência deste país. Nessa visita Ucrânia, passou por Kiev, Bucha, Moshchun, Irpin e Horenka, em sinal de apoio aos ucranianos na guerra em defesa contra a invasão pela Rússia iniciada em fevereiro de 2022.

Zelensky esteve em Lisboa, em maio deste ano, numa visita de algumas horas, e reuniu-se com Luís Montenegro e foi assinado um acordo bilateral de cooperação e segurança. Durante essa visita a Portugal, o presidente da Ucrânia foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, com honras militares, no Palácio de Belém, com quem teve um encontro, seguido de jantar.