Manuela Ferreira Leite elogiou hoje Luís Montenegro, descrevendo-o como alguém que “é sereno” e “não é sujeito a alterações psicológicas” e, perante uma dívida, nunca diria que “era para não pagar”.
A antiga presidente do PSD – que discursava numa almoço da Aliança Democrática, na Estufa Fria em Lisboa, comemorativo do Dia Internacional da Mulher – traçou assim as diferentes entre o presidente do PSD e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que nunca nomeou diretamente.
“Eu queria dizer os motivos pelos quais nós, mulheres, apoiamos o Luís Montenegro. O Luís Montenegro é um sujeito leal, é um sujeito que é sereno, é tranquilo, é sensato”, considerou. “Não é sujeito a alterações psicológicas”, acrescentou, provocando risos.
A seguir, a economista, que foi ministra das Finanças e da Educação, fez alusão a um famoso discurso do atual secretário-geral do PS sobre a dívida pública, durante o período de assistência financeira externa a Portugal.
“[Luís Montenegro] é um indivíduo que, se algum dia dever dinheiro a alguém, eu acho que ele tenta, de forma lógica e ponderada, resolver o problema do pagamento dessa dívida. Eu acho que ele nunca se lembraria de dizer que uma forma simples e eficaz e irresponsável de a resolver que era não pagar”, declarou.