É mais comum do que parece. Os problemas com a bagagem ou malas extraviadas são um tema comum, que muitas vezes acarretam grandes dores de cabeça para quem chega ao destino de férias e percebe então que a sua mala se perdeu.
Imprevistos deste tipo podem sempre acontecer. No entanto, pode e deve reclamar se passar por uma situação deste tipo. Passageiros com malas perdidas durante o voo sim têm direito a indemnização. Saiba como atuar nestes casos.
Malas perdidas durante o voo: o que fazer!
A primeira coisa a fazer é fazer uma reclamação no balcão de bagagem da companha aérea com a qual viajou. Terão sempre de fornecer um documento conhecido como o Relatório de Irregularidade de Bagagem, que conterá um número de referência. Complete o documento com o máximo de informação possível e com todos os detalhes que consiga identificar – cor da mala, dimensões, etc. – para localizarem a sua bagagem mais facilmente.
Igualmente, e sobretudo se o problema não ficar resolvido, recorra a plataformas como o Portal da Queixa para denunciar a situação e alertar outros consumidores sobre o sucedido.
Como pode reclamar?
Em malas registadas em voos internacionais, a indemnização pode ir até 1700€, uma vez que Portugal está abrangido pela Convenção de Montreal, que estipula que cada passageiro pode reclamar até esse valor, caso a sua bagagem se perder ou chegar ao local de destino danificada ou atrasada.
Pode ainda solicitar o reembolso de outros custos que possam ter surgido devido ao extravio da sua bagagem.
Quando é que se considera que uma mala está perdida?
Legalmente, consideram-se 21 dias depois da data de chegada do voo. Se, depois desse período, a sua mala não aparecer, deve iniciar o processo de reembolso. Tenha em conta que pode fazê-lo durante dois anos, tanto para o conteúdo como para a mala.
Se a mala chegou danificada, pode reclamar à companhia aérea o custo de reparação, ou mesmo a substituição dos artigos danificados num prazo de sete dias desde a chegada do voo.
Antes de viajar, pesquise, informe-se e previna-se
Antes de viajar, pesquise mais informação sobre a companhia aérea. O ranking das Companhias Aéreas do Portal da Queixa pode ser muito útil nesse sentido. Leia os feedbacks dos consumidores e tenha em conta os principais indicadores de reputação das diferentes companhias a operar no país.
Além disso, não deixe de: planear a viagem com antecedência. No caso de ter de ser necessário fazer escala no aeroporto e mudar de avião, opte sempre por voos operados pela mesma companhia. Evite filas, e chegue com a devida antecedência ao check-in, para ter tempo de deixar corretamente a sua mala. Pode igualmente ser vantajoso colocar um localizador na mala para o caso desta se perder, principalmente em voos extracomunitários.
O #NãoSejasPato é um espaço onde procuramos, todas as semanas, responder às dúvidas da sociedade de consumo e a questões da atualidade, que conta com a parceria do Portal da Queixa by Consumers Trust.