Mais Habitação: Miguel Albuquerque aplaude veto de Belém

Presidente do governo da Madeira critica tentativa do Governo de “solucionar o problema da habitação de uma maneira perfeitamente estúpida”. E defende que programa vai limitar o arrendamento.

Miguel Albuquerque defendeu esta terça-feira que o Presidente da República “fez muito bem” em vetar o diploma sobre habitação. O presidente do governo da Madeira classificou o pacote Mais Habitação como “desastroso”, porque vai limitar o arrendamento.

O programa Mais Habitação vai “introduzir restrições ao mercado de habitação, tentando solucionar o problema da habitação de uma maneira perfeitamente estúpida”, disse Albuquerque.

O social-democrata entende que a habitação para jovens e para a classe média “exige a intervenção do Estado”, mas essa intervenção não pode ser feita “constrangendo os proprietários” ou “ameaçando os proprietários de casas”.

Miguel Albuquerque, recandidato às eleições regionais, marcadas para dia 24 de setembro, afirmou ainda que as soluções que o governo quer aplicar vão “limitar o arrendamento, onerando o alojamento local, criando um conjunto de empecilhos, no sentido de diminuir a oferta de habitação privada e fazendo com que a habitação clandestina volte a proliferar em Portugal”.

A solução passa pela “construção e aquisição a privados de casas para arrendamento acessível para a classe média e jovens, fomentando a habitação cooperativa”, acrescentou o presidente do governo regional da Madeira. “Como estamos a fazer aqui”, garantiu.

“É um absurdo e parte de um conjunto de cabeças formatadas para ser o Estado o senhor que determina o destino da sociedade”, concluiu.